Não pense que escrevo aqui o meu mais íntimo segredo, pois há segredos que eu não conto nem a mim mesma. E não é só o último segredo que revelo: há muitos segredinhos primários que eu deixo que se mantenham em enigma... (Clarice Lispector)

"São pelos pequenos momentos ...Que a gente quase morre ...Que intensamente vive ...Que longamente espera..."

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Desabafo


 Acho que ainda não postei aqui sobre o meu trabalho. Estou há mais ou menos três meses Secretária Municipal de Saúde, o que tem me deixado bastante sem tempo, mas não é sobre issso que quero falar. Gostaria de dividir um pouquinho com vocês a loucura de estar a frente de uma secretaria de saúde em um município de 24.800 habitantes, é DESOLADOR, nunca vi tantas pessoas precisando de atenção à saúde, é um tal de viagens com pacientes para os centros maiores que não acaba, costumamos dizer que se tivéssemos uma frota da ford não daríamos conta de tantas viagens, fora isso marcação de exames de média e alta complexidade, gente sem condições de comprar medicações, ai lá vamos nós nos virarmos pra garantir medicação (aquelas que não tem na Farmácia Básica) . Acho que minha amiga Carmem sabe do que estou falando. E ainda tem aqueles funcionários que querem emprego mas não trabalho, esó dão trabalho mesmo, tudo isto em meio ao caos que é a Saúde Pública, e não falo só do meu município, mas do Brasil. Os poucos e escarssos recursos mal dão conta de gerirmos a saúde e olha que temos um gestor ( Prefeito) comprometido e responsável. É desesperador vê o descaso dos governantes em relação a Saúde Mental. Ficamos de pés e mãos atadas quando um paciente entra em surto, é loucura mesmo!!! , ainda não temos CAPS, mas estamos com o Projeto de implantá-lo até o final do ano, enquanto isso vamos padecendo. Só queria mesmo GRITAR aqui e dizer que a Saúde precisa de mais investimentos, não dá pra fazer Saúde com os poucos recursos que nos é repassado e com a pequena-grande (ai de nós se não fosse ela) contrapartida do município, que diga-se de passagem, já investe muito mais do que deveria. É preciso que os governantes entendam que Saúde Custa caro e todos nós dela dependemos.

2 comentários:

  1. Oi, Jhacy!

    E o grande problema que se coloca a todos vós é que o Povo tem direito à saúde, de acordo com a Constituição da República do Brasil!

    O direito à saúde para quem necessita!

    Beijinho,

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Jhacy querida!

    Que importa a saúde do povo se teremos bilhões para sediar a copa do mundo e as olimpíadas?

    Trate de ficar feliz,pois neste país o oba-oba é o que importa!!

    Pobre povo enganado e iludido a mercê de tão poucas poessoas responsáveis!

    Um beijo!

    Sonia Regina.

    ResponderExcluir

Olá amigos,
Sua visita e comentários me deixam imensamente feliz!!!
Obrigada!!!!



MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com