Não pense que escrevo aqui o meu mais íntimo segredo, pois há segredos que eu não conto nem a mim mesma. E não é só o último segredo que revelo: há muitos segredinhos primários que eu deixo que se mantenham em enigma... (Clarice Lispector)

"São pelos pequenos momentos ...Que a gente quase morre ...Que intensamente vive ...Que longamente espera..."

sábado, 10 de outubro de 2009

Homenagem aos ACS - 04 DE OUTUBRO


NÃO PODERIA DEIXAR DE HOMENAGEAR AQUI ESTES NOBRES TRABALHADORES QUE SEMPRE FIZERAM PARTE DA MINHA VIDA PROFISSIONAL, AOS ACS DE HOJE E DE ONTEM, DEIXO COMO HOMENAGEM O MEU DISCURSO DE ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES AO DIA DO ACS!!!

Senhoras e Senhores,

Estamos aqui, hoje, para homenagear os Agentes Comunitários de Saúde deste município, um ato de reconhecimento a estes trabalhadores e trabalhadoras que, embaixo de sol ou chuva, não perdem a preocupação com o cidadão. Entendemos que é preciso se apaixonar para ser um agente, e, sobretudo ter consciência do seu papel na comunidade. Ao longo de sua trajetória o ACS tornou-se um instrumento de articulação entre os serviços de saúde e a comunidade, desenvolvendo ações básicas de saúde e atividades de caráter educativo, contribuindo, assim, para a construção e consolidação dos sistemas locais de saúde. O ACS é o elo de ligação entre a comunidade e o sistema de saúde e mais que isso Cada agente de saúde é também um instrumento transformador com valor inestimável ao processo de construção social da saúde, uma vez que sua atuação oferece possibilidades de importantes avanços rumo à integralidade da atenção. É importante reconhecermos o relevante trabalho que os ACS tem desenvolvido como membro das equipes de saúde da família, isso pode ser percebido, especialmente através do aumento das taxas de coberturas do pré-natal, de vacinação, de vigilância da saúde da criança e da mulher. Para a população o ACS tem um papel fundamental de ajuda, de socorro, pois se faz presente em situações difíceis, o que, conseqüentemente, estreita os laços entre a família e a equipe de PSF. Revestidos de muita garra, e com os recursos que vão descobrindo dentro de si, os ACS vem desenvolvendo suas atividades superando os desafios que se colocam em seu caminho.
Não posso deixar de ressaltar a incansável luta da CATEGORIA para a desprecarização dos vínculos trabalhistas, lembrando que o PACS tinha uma proposta inicial voltada para o trabalho voluntário e hoje tornou-se uma profissão regulamentada e respeitada. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde de Mundo Novo com o apoio do Prefeito Luzinar têm trabalhando com o objetivo de motivar e apoiar os ACS, promovendo capacitação continuada e buscando melhorias nas condições de trabalho.
Este momento é muito importante. Para mim, de modo especial, pois aqui em Mundo Novo participei da primeira seleção para Agentes Comunitários de Saúde, onde iniciei os meus primeiros passos na saúde pública. Hoje, estou secretária de saúde, no entanto, posso reconhecer que sem estes valorosos e destemidos trabalhadores é impossível fazermos saúde. Os agentes comunitários de saúde merecem esta homenagem porque são profissionais essenciais para a preservação da saúde da comunidade.
Espero que esta noite seja proveitosa para todos e que a partir deste encontro possamos olhar para o ACS de forma diferenciada reconhecendo o seu verdadeiro valor!!
Muito Obrigada !!!!

3 comentários:

  1. Oi, Jacy!

    Fica sempre bem homenagear todos aqueles que com o seu esforço, dão o seu melhor pela comunidade, de modo a minorar o sofrimento de muitos!

    Beijinho e parabéns pela oratória,

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu nome é luana tbm fui agente comunitaria que trabalho maravilhoso !!!!!!!!!!!!! Parabens

    Espero confiante que algumas autoridades comece a rever mas de perto este trabalho q merece mas atençao pois precisamos de apoio !!!!!!!!!!!! bjkas

    ResponderExcluir
  3. boa tarde meu nome é simone stipp também acs lutamos juntos, a todos o meu abraço e feliz dia do acs!!!!!!

    ResponderExcluir

Olá amigos,
Sua visita e comentários me deixam imensamente feliz!!!
Obrigada!!!!



MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com